Registro de Domínio « O que você deveria Saber

Nesse artigo vou compartilhar algumas dicas e cuidados que você deve ter no registro de domínio.

Se realizar uma breve busca no Google vai encontrar diversas empresas que disponibilizam serviços de registro de domínios. Tome muito cuidado com isso, uma escolha errada no registro de domínio pode lhe causar diversas dores de cabeça em futuro próximo.

registro de dominio

O que quero que você entenda é que existem registradoras oficiais de domínios e também existem aqueles que são apenas revendedores.

O registro de domínios sempre deve ser realizado em registradora de domínios e não com revendedores em geral. Muitos até são confiáveis e presam a qualidade do serviço mas com outros terá problemas como os descritos abaixo.

Problemas comuns com revendedores de domínios




Preços elevados: Costumeiramente os revendedores cobram valores mais elevados. Geralmente não no registro mas na renovação anual.

Não liberação do controle de DNS: Muitas empresas de hospedagem também são revendedoras de domínios, muitas vezes vendem o domínio até mais barato que a registradora oficial. O problema é que não liberam a alteração de DNS, ou seja, lhe abrigam a utilizar a hospedagens deles que geralmente é muito ruim e cara.

Roubo de Domínio: Em muitos casos o intermediário não registra o domínio em nome do cliente mas sim em nome de um laranja. Com o tempo, se seu projeto ganhar autoridade ele pode simplesmente ser roubado de você.
Esses são casos mais raros, em todo caso reais.

Erros e lentidão de DNS: Algo muito comum são erros de DNS, seu blog fica lento chegando a cair por causa da péssima qualidade do serviços de DNS prestados por esses revendedores.
Esses erros também estão presentes na alteração de nomes de servidores em trocas de serviços de hospedagem que costumam demorar muito mais para propagar ou simplesmente não alteram. Em algumas situações estranhas os nomes de servidores alteram sozinhos e dão aquela dor de cabeça inesperada.

Bloqueio de Domínio: Em alguns casos o domínio pode ser bloqueado inesperadamente, geralmente o motivo do bloqueio é algo sem muito sentido ou complexo de entender. Nessa situação prepare-se para perder semanas até finalmente, se tiver sorte conseguir reaver seu domínio e dar continuidade em seu negócio.

Problemas com renovação: Muitas vezes acontecem problemas no processo de pagamento da renovação de domínios que acabam bloqueados. Em casos como esse o domínio somente será liberado no próximo processo de liberação que pode demorar mais que 1 ano. Mesmo assim você não tem garantias que vai conseguir reaver seu domínio que já pode ter sido requisitado por outra pessoa.

Revenda de domínios: Em alguns casos, quando acontecer algum erro com a renovação do domínio a registradora nem sequer libera o domínio para um próximo registro, o destinam para leilão no qual muitas vezes acaba sendo vendido por valores significativos.

Suporte Vago: Com os diversos problemas comuns com revendedores de domínios picaretas, por favor não espere ter suporte de qualidade ou sequer suporte.

Existem leis que protegem meus direitos como proprietário de domínio?

Sim, existem diversas leis que que protegem os direitos dos proprietários de domínios, em algumas situações é altamente recomendável buscar por seus direitos. Mas sejamos realistas, a perda de tempo e energias que isso representa na maioria das situações acaba tornando qualquer processo inviável.

Onde registrar seu Domínio com qualidade e confiabilidade

Domínios nacionais

Registro.Br: O Registro.br é a registradora oficial de domínios nacionais, ou seja, domínios terminados em .br. Todo e qualquer domínio nacional é registrado no registro.br, se comprar em outro lugar com toda certeza terá um intermediário (revendedor) nesse processo.

Domínios Internacionais

Para domínios internacionais existem diversas registradoras confiáveis, minha favorita é o NameChap

NameCheap.com: O NameCheap é uma registradora muito boa para domínios internacionais como o .com, .net, .info, .biz e diversos outros. Ela tem muitos recursos adicionais que raramente encontramos em outras registradoras, devido a isso minha escolha por ela.

Se esse artigo lhe ajudou compartilhe com os amigos da sua rede social favorita.
Já que está aqui aprenda Como configurar e por que usar um servidor com EasyEngine.

Registro de Domínio « O que você deveria Saber
4.8 (95%) 12 votes

29 pensamentos sobre “Registro de Domínio « O que você deveria Saber”

    1. É uma das maiores registradoras e com o maior numero de recursos.
      Somente o preço de renovação deles é um pouco mais alto e se você perder o prazo de renovação seu domínio pode ser destinado a leilão.

  1. Parabéns por esta postagem, você foi muito feliz em sua abordagem, tem muitas pessoas que não imaginam que é possível perder seu nome de domínio para um espertalhão.

  2. Conhece a http://www.1and1.com ela é bem famosa na Europa e tem sede na Alemanha, parece confiável eu mesmo já registrei domínios para projetos de curta duração .COM com eles por menos de 1 dólar, ainda não renovei nenhum pois não tive nenhum vencido mas creio que para projetos pontuais vale a pena pelo custo, o que você acha?

    1. Realmente não tenho uma opinião sobre ela.
      Mas achei bem interessante o preço do primeiro ano.
      Pode realmente ser uma boa opção.

      Você sabe dizer se eles permitem alteração do DNS para utilizar qualquer servidor ou obrigam a utilizar as hospedagens deles?
      A algum tempo conheci uma empresa que o registro do dominio era gratuito para o primeiro ano.
      Mas não tinha meio de alterar o DNS, obrigavam a utilizar o host deles que era bem ruim e caro.

  3. Andre Fernandes

    Gabriel muito bom o seu artigo sobre registro de dominios, já ouvi casos que aconteceram de a pessoa não registrar o dominio no nome do proprietario original pode deixar eu ficarei atento ao registrar um novo dominio okay obrigado

  4. Jônatan Fróes

    Cara, uma vez fui registrei um domínio .com numa dessas revendas BR (não lembro qual), mas eles não liberaram o acesso, sempre ficava pendente, mesmo depois do pagamento…

    Após alguns dias vi que o domínio foi registrado por uma empresa que trabalha com revenda de domínios… OS caras estavam pedindo uns 300 obamas pelo domínio que EU tinha acabado de registrar!

    Depois de muito brigar, só consegui meu dinheiro de volta…

    Ps. o domínio era bem específico, algo como nomeDaEmpresaHospitalar .com 🙁

    Vc faz muito bem em divulgar essas informações!

  5. Karlus Kieuther

    Gostei muito de sua postagem sobre dominios. Como é um assunto muito profundo e complexo para quem não conhece ou pouco conhece, surgem dúvidas a este respeito. No intuito de estar informado, quero que me diga qual é o melhor provedor e registrador de domínios.

    1. A HostGator não é registradora do dominios.
      Não registraria meu domínio com eles.
      De toda forma tem muita gente que registra domínios com eles e pessoalmente nunca vi alguém falar que teve problemas.
      Os preços deles estão de acordo com o a média do mercado.
      Acredito que seja uma das poucas revendas de domínios confiáveis.

  6. Ótimo artigo. Como eu trabalho com instalação e personalização de sites, geralmente utilizo a HostGator, tanto para registro como para hospedagem dos sites dos meus clientes, quando eles não têm uma preferência. Nunca tive problemas. Mas, na próxima vez vou utilizar uma registradora oficial e ver como o processo todo caminha.

  7. cosme marlison

    Muito bom, cara!
    só tenho uma Dúvida.
    Porque tenho que pagar para registrar um domínio?
    o que exatamente a empresa faz para que meu domínio seja registrado?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *