Marketing Digital – A Revolução do Marketing

O Marketing digital, também chamado de marketing online é um dos recursos mais utilizados pelos empreendedores atualmente.
Ele refere-se a um conjunto de ações, um plano de marketing e comunicação que se faz através da internet ou telefonia móvel, com o objetivo de divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes, melhorar sua rede de relacionamentos e desenvolver uma identidade de sua marca.

Marketing Digital

 

Por ser uma forma mais vantajosa de se fazer marketing, a internet passou a ser usada desde que se tornou a maior fonte de informações e comunicação do planeta.

Com a internet, o marketing com panfletos, anúncios em revistas e jornais foi ficando no passado, pois o consumidor já não tem mais a mesma dinâmica de antes.
Nos dias atuais o cliente é quem toma as decisões, é ele quem põe as cartas na mesa. E ele quer dinamismo e isso o marketing digital tem de sobra.

O objetivo do marketing como um todo é aumentar os lucros.
Não dá para se obter lucros sem vender, e vender é ganhar a confiança do cliente. E para isso, é preciso buscar reforçar a marca no mercado; capturar leads, fidelizar clientes através de campanhas personalizadas para cada segmento de interesse.
Todas essas ações conjuntas, feita através de métodos digitais, se configuram como o que costumamos chamar de marketing digital.

Alcance do marketing digital

Pode-se dizer que esta modalidade de marketing tem o alcance das novas tecnologias (que não para nunca).
Cada vez mais, dispositivos novos, com capacidade de acesso à internet, são agregados às comunicações.

Quer exemplos?
Além dos computadores, os smartphones, tablets, consoles de vídeo games, aparelhos de televisão e mais recentemente, relógios.  A cada novo canal que a tecnologia cria, as possibilidades de se fazer marketing são igualmente ampliadas. Basta que se crie conteúdo e ações adaptadas aos novos meios.

Vantagens do marketing digital

  1. Competitividade: Empresas que optam por trabalhar com esta forma de se fazer marketing ganham em competitividade, já que conseguem chegar aos clientes com muito mais rapidez e, portanto, obtêm respostas também mais rápidas.
  2. Eficiência: No geral, a maior vantagem é a eficiência. Por meios digitais é possível realizar muito mais ações, que terão um alcance mais abrangente, e com um custo bem modesto. Isso se dá porque a maioria dos produtos é em forma de arquivos e não há desperdício de material impresso.
  3. Interatividade: Outra grande vantagem é a possibilidade de estar em contato diretamente com o cliente, principalmente através das redes sociais. A comunicação é instantânea e se os usuários gostarem, curtem e compartilham.
  4. Facilidade de mensurar dados: Todas as ações de marketing devem ser mensuradas, caso contrário é impossível saber qual a eficácia delas. Na sua forma digital, o marketing apresenta melhores formas de se medir o alcance. As taxas de abertura de e-mail, taxa de conversão, etc., são muito mais precisas.
  5. Alcance total: A internet tem um alcance geográfico global, e é também full time, ou seja, está presente em nossas vidas 24 horas por dia. E não é exagero afirmar que a maioria das pessoas permanece conectada a maior parte dessas 24 horas.
  6. Facilidade de segmentação: a facilidade com que se consegue coletar informações e dados a respeito dos leitores e clientes, permite uma classificação por critérios, seja faixa etária, gênero, hábitos de consumo e comportamento, localização geográfica e outros. E isso permite a produção de campanhas exclusivas e otimizadas, que se mostram muito mais efetivas por serem direcionadas a grupos específicos de consumidores.
  7. Comunicação de mão dupla: ou bilateral. Esta possibilidade permite que o consumidor interaja com a empresa de forma rápida, seja comentando uma postagem em rede social, respondendo a um e-mail, ou até mesmo fazendo uma reclamação.
    E isso ajuda a empresa a compreender seu público. A comunicação entre empreendedor e consumidor se torna mais rica e ambos saem ganhando com o este tipo de marketing.

Ferramentas mais usadas em marketing digital

Dependendo das estratégias que você escolher, vai precisar de ferramentas diferentes.
Assim, citarei algumas estratégias e as ferramentas mais utilizadas por cada uma delas. Mas, no geral elas se complementam.

Blog ou Site

Se seu empreendimento ainda não tem um blog ou site, saiba que você está na contra mão das tendências. Ter um empreendimento sem site é com oferecer produtos ou serviços em calçadas nas ruas, sem uma loja de verdade. Você precisa de um endereço virtual. Para criar seu site ou blog você vai precisar de:

  1. Um domínio (endereço digital)
  2. Um serviço de hospedagem
  3. Um Template: Pela facilidade de instalação e manutenção, sugiro que instale seu site em WordPress.

E-mail marketing

Já falei isso, mas não custa reiterar: uma das estratégias mais efetivas para campanhas de venda é o e-mail marketing. Para implementar o e-mail marketing você vai precisar de:

  1. Lista de E-mails;
  2. Página de Captura de E-mail;
  3. Uma plataforma de e-mail marketing ou Software de e-mail marketing;
  4. Conteúdo para enviar para os assinantes da sua lista.

Redes Sociais

Esta estratégia funciona bem, mas tem que ter atualização constante. É importante também responder rapidamente às questões dos usuários. Afinal, rapidez na interação é a principal vantagem do marketing feito através deste canal. As principais redes sociais são:

  1. Facebook:
  2. You Tube
  3. Tumblr
  4. Twitter
  5. Instagran

Marketing de Conteúdo e de Relacionamento

Produzir conteúdo que interesse ao seu público é imprescindível para manter relacionamento e fidelizar clientes. Para implementar estas modalidades de comunicação você vai precisar de:

  1. Lista de E-mails
  2. Conteúdo relevante (que deverá ser postado frequentemente em seu site ou em redes sociais, ou enviado para a sua lista)
  3. Redes Sociais são uma ótima pedida para relacionar-se com o seu público.

Há muitas outras estratégias e ferramentas de marketing. No entanto, considero estas as mais básicas. Falaremos de outras em artigos próximos.

De tudo o que foi falado sobre a nova forma de se fazer marketing destaco que a melhor estratégia ainda é a criação de blogs com conteúdo relevante ao seu público.
Investindo nesse caminho você vai estar atraindo mais leads, conquistando mais clientes, dando material para os motores de busca “enxergarem” seu negócio, sua FanPage, e construindo uma audiência que se interessa e compartilha seus artigos. Pense nisso.

Marketing Digital – A Revolução do Marketing
5 (100%) 4 votes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *