Ferramentas de Marketing Digital

A escolha das ferramentas de marketing para alavancar seu negócio e merece toda a sua atenção.
Num ambiente competitivo, como é o dos negócios digitais, é preciso começar com uma boa estrutura de marketing digital para que o seu empreendimento ganhe potência desde o começo.

Definir a estratégia de marketing que será utilizada é o primeiro passo para esse arranque.

Mas, tão importante quanto a definição da estratégia é fazer um apanhado das ferramentas de marketing necessárias.
E essas duas coisas devem estar perfeitamente integradas. Caso isso não aconteça você pode se perder no meio do caminho e a visão estratégia do seu negócio ficará comprometida.

Sei que fica meio difícil entender o contexto de algo impalpável, mas vamos trazer isso para uma realidade de fácil visualização: imagine-se apertando um parafuso com um alicate.
Talvez você consiga, mas vai precisar de muito mais esforço para obter um resultado, no máximo, razoável.
Assim é também com o marketing digital.

Se você quer começar com o pé direito, fique atento a este “pacote básico” de ferramentas, sem o qual o marketing digital não sobrevive.

Ferramentas de Marketing

Ferramentas essenciais para marketing digital

Site corporativo ou Blog, de preferência em WordPress

Não dá para pensar em fazer marketing digital sem um endereço na web.
Seja pequena, média ou grande empresa, empreendedor individual, ou simples prestadores de serviços – como estofadores, encanadores, técnico de fogões. Não importa.
Todos precisam de um site ou blog para se tornarem mais competitivos. A minha indicação para o WordPress é devido à facilidade de instalação e de manutenção.

Redes Sociais

Páginas nas redes sociais impulsionam o relacionamento com o público.
Caso você seja iniciante e o gerenciamento de um site ou blog seja um desafio para você, comece pelas redes sociais.
Mas, tão logo possível, acrescente à sua estratégia o blog porque os posts nas redes sociais têm um tamanho limitado e não dá para ir a fundo nos assuntos.
As páginas das redes sociais funcionam muito bem para você compartilhar artigos e vídeos, ou seja, elas são um complemento ao site.

Canal no Youtube

Compartilhar vídeos através de um canal no Youtube é uma excelente forma de fazer marketing.

Pelo poder de alcance, esta ferramenta faz uma grande diferença nos resultados dos seus negócios.
Basta criar um canal e começar a alimentá-lo com vídeos temáticos.
Mesmo que você não se sinta à vontade para produzir seus vídeos, vale a pena insistir, pois muitos empreendedores digitais estão alavancando seus negócios com esta ferramenta. Lembrando que o Youtube já é um dos sites mais acessados do mundo.

E-mail marketing e automação

Melhor custo benefício das ferramentas de marketing.
Esta ferramenta converte muito bem porque as pessoas que se inscrevem na lista são parte de uma audiência qualificada, que tem interesse no produto que você oferece.

É um tipo de comunicação direta que, se feito da forma correta, gera resultados reais, pois faz com que o seu lead/cliente sinta-se único e valorizado.
O e-mail marketing é a base para marketing de relacionamento, marketing de conteúdo, promoções e lançamentos de produtos.

Minha sugestão é a plataforma Mautic, que é uma ferramenta das mais poderosas e, totalmente gratuita.
Seu custo de envio de e-mails será reduzido significativamente e você tem todos os benefícios das melhores plataformas, como por exemplo, possibilidade de verificação de taxa de abertura de e-mails, taxas de conversão, segmentação, etc.

Google Analytics

Uma importantíssima ferramenta, com a qualidade Google, e totalmente gratuita.
Com ela você será capaz de monitorar e mensurar o comportamento do seu visitante, verificar taxas de rejeição, impressão de pageviews, verificar que palavras foram pesquisadas em seu site, etc.

SEO

Search Engine Optimization é uma expressão que se refere à otimização das páginas do site ou blog para determinadas palavras-chaves, para que os motores de busca consigam encontrá-lo em meio às milhares de páginas, com conteúdo semelhante à sua.

Essa otimização deve seguir algumas diretrizes e é um trabalho que precisa ser feito continuamente.
Por isso, pode levar algum tempo para que seu site ganhe o direito de aparecer entre os resultados mais relevantes. A dica é continuar adicionando conteúdo e trabalhando SEO, e, claro, alguma paciência.

P.s: Essa série de artigos sobre Marketing tem como objetivo atrair novos clientes para o Gerenciando Web através de posicionamento no Google.

Links Patrocinados

Como dito acima, dependendo da sua palavra-chave, pode ser difícil conseguir ganhar posições importantes nos motores de busca já nos primeiros meses.
Mas, se você quiser acelerar o processo de conversão, pode optar por trabalhar com links patrocinados. Eles ajudam a dar um fôlego extra no início dos projetos, quando eles ainda estão em fase de crescimento.

Anúncios Facebook

Se você quiser impulsionar o alcance dos seu conteúdo nas FanPage’s, poderá, por um valor modesto, contratar publicidade no Facebook (Facebook Ads).
Uma vantagem é a segmentação da sua audiência, feita no momento da criação da campanha, que permite que o anúncio seja exibido somente para o seus potenciais clientes.

Conclusão

Há centenas de ferramentas de marketing que impulsionam as campanhas dos seus empreendimentos online.

Mas, para os primeiros passos, esta lista traz os que são realmente essenciais.
À medida em que você for implementando suas estratégias e aprendendo a trabalhar com estas ferramentas, dá para ir incorporando outras.
Mais adiante farei um post só com ferramentas de marketing que, embora não sejam essenciais, podem te ajudar, e muito nesta caminhada do marketing digital.

Ferramentas de Marketing Digital
4.5 (90%) 2 votes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *