Como Criar Um Blog « Passo a Passo sem Enrolação

Como Criar um Blog

Nesse completo artigo vou mostrar o passo a passo definitivo para criar sites ou blogs profissionais e de sucesso.
Antes de começar recomendo que clique no link abaixo e veja o vídeo onde mostro como Dominar o WordPress.

Clique aqui e aprenda como Dominar o WordPress

O que você precisa saber antes de começar um blog.

Antes de começar um blog é necessário definir os objetivos. Muitos blogs tem o objetivo de divulgar uma marca, compartilhar dicas, ganhar dinheiro ou simplesmente um passa tempo.

O que precisa ficar claro é que indiferente do objetivo do blog não se trata de uma corrida de 100 metros e sim de uma maratona.

Mais de 95% dos blogs terminam em menos de 3 meses. Então antes de começar é necessário entender que o blog ganha autoridade com o passar do tempo, conforme vai sendo alimentado com conteúdo e indicado tanto nas redes sociais como por outros blogs.

Isso não acontece do dia para a noite, então, não desista se não conseguir fazer seu blog alcançar o objetivo nos primeiros meses. Isso é normal e vai acontecer com você.

Público alvo

Agora que os objetivos do blog já estão definidos e sabe que não será tão fácil alcança-los chegou a hora de pensar qual público você quer atingir.
Seu público busca no Google então logo a melhor forma de chegar à ele é saber exatamente o que o mesmo busca.

Dessa forma você vai conseguir segmentar o mercado e atingir somente o público que lhe interessa. Para isso é necessário utilizar algumas ferramentas e técnicas simples que vou lhe mostrar mais pra frente.

O que gostaria de destacar é que muitas vezes uma única visita vale muito mais do que dezenas ou até centenas de pessoas visitando seu blog. Tudo vai depender do que essa visita fizer dentro do blog.

Quando uma pessoa não tem o menor interesse pelo conteúdo ela apenas vai abrir o site e sair em seguida. Ou seja, aquela visita não lhe trouxe nenhum benefício.

O público ideal é aquele que gosta do seu conteúdo, acompanha, curte, compartilha e compra o que você tem a oferecer.

Por isso precisamos definir o público-alvo e aprender a chegar nesse público.

Domínio sua marca na Internet

O Domínio é sua marca na internet. É o que o usuário vai digitar no navegador.

Sei que se você buscar no Google vai encontrar muita coisa sobre palavra chave e assim por diante. Peço que não de muita atenção para isso. Hoje em dia uma marca vale muito mais que uma palavre chave.

Logo, você deve pensar em construir uma marca. Recomendo que escolha um nome sugestivo que ajude seu público a identificar imediatamente sobre o que o seu blog vai tratar.

Exemplo: Nesse blog tenho o objetivo de compartilhar dicas e conteúdos sobre ferramentas e estratégias de Marketing Digital e internet em geral.
Passei mais de 3 meses procurando por um bom domínio que fosse sugestivo e fácil de lembrar.
Foi algo bem complicado pois esse mercado de internet é muito concorrido e a grande maioria dos bons domínios que encontrei já estavam registrados.
Depois de muita pesquisa e pedir opiniões para amigos acabei encontrando o domínio gerenciandoweb.com e criando esse blog.

Registro de domínio. Onde e como registrar seu domínio

Hoje existem diversas extensões de domínios. Algumas são voltadas para uso geral ou comercial, outras tem seus fins específicos e outras ainda são específicas para o país de origem como o .br que é destinado para o Brasil.

Qual domínio devo registrar?

Em geral os domínios mais populares não são diferentes entre si. Não importa se você registrar o .com, .com.br, .net, .org, .biz ou .info em termos técnicos eles são iguais.

O que precisa cuidar é para não registrar domínios exóticos como o .xyz ou que são específicos de algum país como o .ru que é domínio Russo.

Recomendamos que sempre dê maior atenção aos domínios .com e .com.br devido à popularidade desses domínios e questão de marca.
Também é interessante registrar o domínio na categoria específica do seu ramo de atuação. Em http://registro.br/dominio/categoria.html você pode acessar uma relação completa de domínios nacionais e suas devidas categorias.

Onde Não registrar o Domínio

Hoje facilmente encontramos milhares de empresas que registram domínios, infelizmente a grande maioria delas não são confiáveis e muitas são apenas revendedoras que cobram mais caro pelo registro.

Você pode ter muitos problemas se registrar seu domínio em uma dessas diversas empresas picaretas que existem no mercado.

Alguns problemas que vemos com frequência é que muitas dessas empresas lhe obrigam a utilizar a hospedagem deles, outras não registram o domínio no seu nome, e em dado momento roubam todo seu projeto, problemas gerais com DNS e quedas nos serviços entre muitos outros.
Não pretendo lhe assustar com tudo de ruim que pode acontecer pelo simples erro de escolher a empresa errada para registrar seu dominio, mas quero lhe alertar para ter cuidado e registrar seus domínios apenas em registradoras confiáveis.

Onde registrar seu domínio

Nesse momento acredito que você esteja se perguntando. Tudo bem, eu sei que preciso ter cuidado ao registrar meu domínio, mas onde posso registrar meu domínio para não ter problemas?

Por esse motivo vou recomendar 2 registradoras que utilizo a muito tempo sendo as melhores e mais confiáveis na minha opinião.

NameCheap: A NameChep é uma registradora onde você vai conseguir registrar qualquer domínio internacional como o .com por exemplo. Eles tem inúmeros recursos e preços excelentes. Gosto tanto dela que a poucos dias transferi mais de 15 domínios que tinha em outra registradora para a NameCheap.com.

Regidtro.Br: O Registro.Br é a registradora oficial de domínios aqui no Brasil, ou seja, no registro.br você somente vai conseguir registrar domínios terminado em .br. Todo e qualquer domínio nacional tem seu registro de origem no registro.br, se você comprar de outro lugar apenas terá um intermediador. Então todo e qualquer domínio nacional deve ser registrado no registro.br.

Mais detalhes em Registro de Domínio O que você deveria saber.

Fuja de domínios gratuitos

Em hipótese nenhuma utilize domínios gratuitos. Se você usar um domínio gratuito como o .blogspot.com, .wordpress.com entre outros você estará começando um site que não é seu de fato. Nesse caso além de seu site não ser um site profissional ele pode ser tomado de você a qualquer momento e sem aviso prévio.

Plataformas de Blog ( Blogger ou WordPress)

Blogger ou Blogspot: O Blogspot do Google geralmente é a primeira opção para quem está em busca de criar um blog.
As opiniões sobre o Blogspot são muito variadas. Se pesquisar um pouco vai encontrar muita gente falando bem e outros falando mal.
Pessoalmente considero o Blogspot interessante para adquirir uma breve experiência, já que é totalmente de graça e por ser do Google.
Agora para ambiente de produção, para tornar o blog um negócio lucrativo não posso recomendar o Blogspot. O motivo é simples. Ele é muito limitado, terá poucos recursos e isso vai lhe limitar muito.

WordPress: O WordPress está disponível em duas versões distintas.

WordPress.com: Na versão wordpress.com apenas é necessário abrir uma conta no site oficial e seguir alguns poucos passos para criar um blog. Os Problemas dessa versão são muito parecidos com os do Blogspot.
Você terá somente alguns poucos recursos disponibilizados pela plataforma, se quiser algo um pouco mais robusto terá que pagar valor considerável por isso.

WordPress.org: O WordPress.org é a opção ideal para qualquer situação, não importa se você quer um site ou um blog. Atualmente mais de 20% de todos os sites do mundo são criados com o WordPress incluindo muitos famosos como R7 da record, PlayStation da Sony, Site da Nasa e muitos outros. Acredito que já pode sentir o potencial da plataforma.
O WordPress.org deve ser baixado e instalado em seu servidor de hospedagem, dessa forma você terá total autonomia e máxima flexibilidade para fazer o que quiser com seu site de forma simples e prática sem precisar saber absolutamente nada de programação.

Hospedagem

Chegamos a um ponto muito delicado. Qual serviço de haspedagem é a ideal para hospedar sites WordPress.
Se realizar uma breve pesquisa no Google vai encontrar diversos serviços de hospedagem sendo ofertados a valores muito variados. Nesse momento é preciso estar atento.
Com certa frequência, principalmente os serviços mais baratos fazem Overselling. Ou seja, vendem mais planos de hospedagem que o servidor suporta.
Nesse cenário seu blog terá diversos problemas como quedas, lentidão e diversos outros erros que costumam parecer inexplicáveis.

Minha recomendação é. Fuja de Serviços de Hospedagem compartilhada.

Recomendo a utilização de um VPS (Servidor Privado Virtual).
O VPS proporciona benéficos semelhantes a um servidor dedicado mas com preços muito inferiores, geralmente algo em torno de U$ 5,00/mês. Atualmente uma das mais populares empresas de VPS é a DigitalOcean.

Entre os principais benéficos de um VPS estão, tempo de uptime acima de 99.9%, muito mais desempenho e velocidade, suporte a altos picos de visitas, melhor posicionamento no Google, maior permanência do público dentro do site.
Em outras palavras. Hoje é praticamente impossível ter um blog de sucesso sem utilizar um VPS ou servidor semelhante para seu blog.

A parte negativa de usar um VPS é que precisamos configurar o servidor a partir do zero.
Felizmente para essa funções podemos utilizar scripts que automatizam todo processo como por exemplo o EasyEngine.

Com o EasyEngine é possível configurar um servidor e instalar o WordPress com 3 simples comandos.

Veja o artigo Como Configurar um Servidor VPS com EasyEngine clicando no link.

Design do blog

O design sempre algo muito complicado e particular.

Felizmente para WordPress temos diversos temas e plugins a nossa disposição que podemos usar de forma fácil para personalizar o blog.

Temas para WordPress

Existem temas gratuitos e temas pagos. Muitos temas grátis são excelentes e podem ser instalados diretamente pelo painel do WordPress.
Pessoalmente prefiro utilizar os temas pagos que costumeiramente tem mais benefícios como recursos adicionais e design aprimorado.

Meus temas preferidos são os temas da StudioPress, Elegant Themes e MyThemeShop.

Plugins para WordPress

Uma das razões de utilizar o Wordpress é a grande quantidade de produtos que ele disponibiliza pra nós.
Os Plugins são tipos de extensão destinada para adicionar um recurso específico ao nosso site.

Não importa a função que você precisa no seu blog, com certeza você vai encontrar um plugim para realizá-la.

Alguns plugins interessantes e até indispensáveis

Plugin o módulo de Cache: a função desse plugin e disponibilizar uma cópia HTML de suas páginas montadas em PHP pelo WordPress. Isso fará com que seu site fiquei muito mais rápido, estável, consuma menos recursos do Servidor. Ou seja é um plugin indispensável em qualquer site o blog WordPress.

WordPress SEO Yoast: popularmente conhecido como WordPress SEO esse plugin tem como função tornar seu blog mais legível para os mecanismos de busca. Ou seja, utilizando WordPress SEO o Google vai conseguir reconhecer seus conteúdos de forma mais fácil. Isso aumenta significativamente o posicionamento no resultado de busca.

DISQUS comment System: Trata-se de um sistema de comentários que consegue interagir de maneira inteligente com os visitantes do seu Blog. Uma função muito interessante desse plugin é avisar por e-mail sempre que tiver novos comentários nas páginas que aquela pessoa que já tenha comentado.

Isso aumenta significativamente a interação dos usuários com o seu site.

Contact form 7: com a utilização no Contact form 7 é possível adicionar um formulário de contato bonito inteligente no seu site.

WordPress Related Posts: Este plugin exibe aquela guia de artigos relacionados logo abaixo de seus artigos. Isso fará com que o visitante do blog permaneça mais tempo Navegando em suas páginas e acompanhando seus conteúdos.

Akismet: esse plugin pode ser considerado um Firewall. Ele tem como principal função a retenção do spam que acontece principalmente nos comentários no nosso blog ou site.

Optimizepress: optimizepress é uma completa ferramentas de marketing digital. Com Optimizepress podemos fazer páginas de vendas, páginas de capturas, funil de vendas, e diversos outros de forma simplificada. Entre as diversas ferramentas do tipo que existem no mercado o OptimizePress tem o melhor custo-benefício e curva de aprendizagem muito pequena.

OptimizeMembers: O optimizemembers é um Plugin de área de membros com o qual podemos restringir o acesso aos conteúdos somente para quem os adquirir. Ele tem integração simples com Monetizze, Eduzz, Hotmart entre outras plataformas e ferramentas de marketing digital.

Seu blog já está pronto?

Criar um blog, mesmo que seja com ferramentas, design e desempenho profissional não será o suficiente para criar um blog de sucesso. O maior desafio é trazer visitas (trafego) para o blog.

Como atrair visitas para o blog

Antes de mais nada pense em conteúdo: Se você tiver conteúdo de qualidade em seu blog, que realmente Ajude o seu público, automaticamente o seu público vai Compartilhar esse conteúdo em redes sociais, isso tornará seu conteúdo viral e apenas aumentar o número de visitas em seu site.

Esse não é o único benefício

Como tempo o Google passará a notar que seu conteúdo tem qualidade e automaticamente que dará alguns pontos no posicionamento.

E vamos combinar né. Do que adiantaria ter visitas no seu blog Se você não tem conteúdo para oferecer para essas visitas.

O que vem depois do conteúdo?

SEO: O SEO é a otimização de sites para mecanismos de busca.
Apesar de conhecido como tráfico gratuito posicionar um site no Google não é de graça.

Existem milhares até milhões de sites disputando os primeiros resultados do Google. Superar sites antigos com relevância não é fácil. É necessário conhecer as ferramentas e técnicas certas.

Para isso é necessário investir tanto em conhecimento comprando cursos por exemplo e também em ferramentas como SemRush por exemplo.

Todo o processo de otimização de sites começa com a escolha de uma palavra chave. Ou seja, aquele termo que o seu público-alvo digita no Google. Não sendo regra geral mas costumeiramente quanto maior o volume de buscas para uma palavra-chave maior a concorrência. Obviamente quanto maior a concorrência mais difícil será posicionar seu site entre os primeiros.

Para analisar o volumes de busca e concorrências de palavras-chave precisamos utilizar algumas ferramentas.

Planejador de palavras chaves Google: mais conhecido como keyword planner o planejador de palavras chave é uma ferramenta completa com a qual conseguimos ver exatamente quantas pessoas pesquisam mensalmente um determinado termo. Dessa forma podemos planejar o conteúdo do nosso blog para buscar atrair o maior número possível de pessoas através do Google.

SemRush: A SemRush é a mais completa ferramenta de SEO que já conheci, por esse motivo estou recomendando aqui.
Como ela podemos encontrar palavras-chave, analisar concorrentes, encontrar e corrigir erros em nossos sites entre milhares de outras funcionalidades. A má notícia é que a SemRush não é gratuita mas vale o investimento.

A Sem Rush tem custo média, mas depois que já tiver alguns resultados com seu blog vale a pena investir na ferramenta.

Webmaster tools: a central de Webmasters do Google é uma completa ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google através da qual podemos acompanhar tudo que acontece com o nosso site. Com relatórios e ferramentas precisas podemos saber exatamente como o Google está lendo e indexando o nosso site. Dessa forma podemos encontrar erros e corrigi-los para atingir os melhores resultados possíveis no ranking do Google.

Redes sociais

As redes sociais também são muito utilizados para atrair visitas para sites e blogs. A melhor estratégia para trazer público através das redes sociais é a produção de conteúdos relevantes, interessantes e divertidos. Conteúdos que as pessoas tenham vontade de compartilhar com seus amigos. Atualmente a moda são vídeos e imagens em Gif.

Sinais sociais

Cada vez que alguém Compartilha ou curte o conteúdo do seu blog, gera um sinal social. Esses sinais sociais são conhecidos por ajudar no posicionamento do seu site no Google e demais mecanismos de busca. Isso acontece pois o Google consegue avaliar a qualidade do seu conteúdo através da interação que as pessoas têm com ele e nada melhor que utilizar as redes sociais para isso.

Monarch: O Monarch é um plugin para WordPress que adiciona botões de compartilhamento social bonitos em seu site. Com a utilização desse plugin você facilita muito o compartilhamento do seu conteúdo das redes sociais. Existem diversos plugins para WordPress que fazem essa função mas pessoalmente uso e gosto muito do Monarch da ElegantThemes.

Link Building

O link Building é a criação de links em outros sites que direcionam para seu blog e para seus artigos.

O link Building é conhecido por ter forte influência no posicionamento de blogs no Google. Seguindo o mesmo conceito dos sinais sociais ter links indicando seu blog significa que seu conteúdo tem qualidade e qualidade é tudo que o Google busca.

Google Analytics

 O Google Analytics é outra ferramenta completa que o Google disponibiliza gratuitamente pra nós. Com o Google Analytics podemos acompanhar tudo o que acontece dentro do nosso site, sabemos exatamente de onde vem as visitas, tempo de permanência no blog, quais páginas mais visitadas, por onde as pessoas navegam dentro do nosso blog e diversos outros. Considero o Google Analytics indispensável para qualquer site ou blog.

Fidelização do público

Algo muito importante para o sucesso de qualquer  blog é a fidelização no público.  É necessário oferecer meios para que as pessoas que já visitaram seu blog possam retornar sempre que possível.

 Existem diversas formas de fazer isso. A mais popular e poderosa é o e-mail marketing.

E-mail marketing

O e-mail marketing consiste em de alguma forma conseguir o e-mail das pessoas que visitam o seu blog. Dessa forma você pode avisar por e-mail sempre que postar novos conteúdos ou alguma oferta interessante para o seu público.

Felizmente existem diversas ferramentas profissionais e-mail marketing que podemos utilizar de forma simples e poderosa.

Minha favorita é um Mautic.

O Mautic é uma ferramenta 100% gratuito que podemos utilizar para gerenciar listas, e-mail, campanha entre outros. De toda forma, para utilizar o Mautic precisamos de um VPS e de um serviço de SMTP.

Para capturar os visitantes do nosso site, ou seja, conseguir o e-mail das pessoas é necessário utilizar o formulário ou página de captura e uma isca digital.

Para criar páginas ou formulários de captura  costumo utilizar os seguintes plugins e ferramentas.

OptimizePress: O OptimizePress  permite que criamos páginas de captura em poucos minutos, ele está disponível tanto como plugin ou tema para WordPress.

Bloom: Desenvolvido pela elegant themes  o Bloom  é o plugin de captura de contatos mais simples e eficiente que já conheci.  Com ele podemos fazer formulário de captura no site bar poupados e diversos outros facilmente.

HelloBar:  A HelloBar é uma ferramenta online desenvolvida para gerar qualquer tipo de chamada para ação. Podendo ser a inscrição no formulário de captura ou simples clique em botão.

Isca digital

A isca digital é o que é oferecido como recompensa para quem colocar seu e-mail em seu formulário de captura. Geralmente é um e-book uma vídeo aula ou uma simples participação em um sorteio.

Ou seja. As pessoas que visitam seu site vão colocar o email em um formulario com o objetivo de receber sua isca digital em troca.
A famosa Newsletter.

Pode parecer complicado mas um e-mail marketing é uma das formas mais eficientes de fazer marketing na atualidade. Imagine por um instante.

Através do seu site você conseguiu gerar uma lista de cinco mil pessoas que tem interesse pelo seu conteúdo.
Agora imagine mandar um e-mail para 5.000 pessoas avisando sobre o novo artigo que você acabou de publicar ou então para aquela oferta que você está realizando.

Uma frase muito comum entre os profissionais de internet é: O dinheiro está na lista.

Monetização

Um blog sempre requer muito trabalho, dedicação e tem alguns custos, então logicamente precisamos monetizar o blog de alguma forma.

Existem diversas formas de monetizar um blog. As mais comuns são:

  • Programa de afiliados: Consiste em divulgar algum produto físico ou virtual que pode ser encontrado nas plataformas afiliação como Hotmart, Eduzz, Monetizze, Lomadee entre outros.
    Nesse caso sempre que uma pessoa clicar em seu link de afiliado que você pode incluir em seus artigos ou em formato de anúncios dentro do seu blog e aquele clique em gerar uma venda, você ganhará uma comissão pré definida sobre a venda.
  • Monetização por clique: Consiste em exibir anúncios dentro do seu blog gerados por plataformas como o Google AdSense. E por cada clique nos anúncios recebemos uma comissão que aquele anunciante estará pagando. Tenho certeza absoluta que em algum momento você já viu aqueles blocos de anúncios identificados como (Anúncios Google).
  • Conteúdo Premium: Consiste em criar conteúdos que possam ser vendidos para o seu público. Esse conteúdo pode ser em formato de e-book, cursos em vídeo, audiobooks e diversos outros que costumeiramente são entregues através de uma área de membros que o assinante terá acesso logo após o pagamento ou mesmo por Download.
  • E-commerce: popularmente conhecido como a loja virtual o e-commerce consiste em vender produtos a partir do seu site. Entre os maiores e-commerce da atualidade estão o Mercado Livre, Ebay e AliExpress mas tenho certeza que você já viu centenas.

Se você tiver um blog com quantias relevantes de visitas Com certeza não faltará forma de monetizar o tráfico e o conteúdo do seu blog. O desafio é testar para encontrar a melhor forma de monetizar para que você tenha maiores lucros com o menor esforço possível.

Conclusão

Criar um blog profissional e de sucesso não é uma tarefa fácil, é necessário investir em conhecimento ferramentas e principalmente investir tempo.
Posso lhe garantir que não será fácil mas é possível então não desista na primeira frustração. Vai em frente até acertar.

Dica extra: Conheça nossa Área Vip. La você encontra um completo curso mostrando em vídeo aulas passo a passo tudo sobre blogs poderosos com o WordPress

8 Comments

  1. Adriano
  2. juvenal
  3. Robison Ferreira
  4. JOÃO HENRIQUE AREIAS

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This