Como configurar e por que usar um servidor com EasyEngine

Digital Ocean com EasyEngine

Nesse vídeo post vou mostrar passo a passo como configurar um servidor Cloud VPS da Digital Ocean com a utilização do EasyEngine, isso vai deixar seu blog WordPress incrivelmente rápido, estável, seguro e melhor posicionado no Google.

Mas vamos por partes

Tipos de Servidores de hospedagem

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada é a mais conhecida e utilizada. Em rápida busca no Google com toda certeza vai encontrar muitos serviços de Hospedagem compartilhada. Algumas são consideradas boas e outras nem tanto.

Como funciona uma hospedagem compartilhada: Apesar de parecer algo complexo o conceito de hospedagem compartilhada é simples.
Trata-se de um servidor onde é instalado um painel de controle, geralmente o Cpanel.
Esse painel de controle tem como função administrar os recursos do servidor e claro os usuários (clientes).

O que você precisa saber sobre hospedagem compartilhada: Sempre que um novo cliente contratar o serviço vai compartilhar os recursos e endereço de IP com todos os demais clientes que utilizam aquele servidor de Hospedagem específico. Isso claro, prejudica seu blog ou site de diversas formas.

Sempre que um cliente ultrapassar os limites de uso de CPU, Memória, banda e diversos outros vai prejudicar todos os usuários.
Analisando esse fato fica fácil entender as frequentes quedas nos sites, lentidão, paradas para manutenção e diversos outros.

Algo que intensifica esse problema é o fato que muitas empresas de hospedagem fazem overselling que significa a venda de mais planos de hospedagem que o servidor suporta.

Além dos recursos do servidor as hospedagens compartilham o mesmo endereço de IP.
Isso significa que todos os sites estão vinculados pelo endereço de ip do servidor, sendo assim se um site fizer spam, for de conteúdo adulto, fizer referência a violência entre outros que o Google não gosta pode prejudicar o posicionamento de todos os sites que compartilham o servidor.
Facilmente encontramos casos que existem mais de 1000 sites e blogs no mesmo servidor.

Meu conselho é. Fuja de hospedagens compartilhadas, principalmente as muito baratas.

Hoje existem soluções muito melhores e com custo muitas vezes inferior as hospedagens compartilhadas.

Servidor Dedicado

O Servidor Dedicado é aquele servidor grande que não vai compartilhar recursos com ninguém e tem suporte para números gigantescos de visitas e claro, custa uma pequena fortuna mensal.

Os valores variam muito de acordo com o servidor que contratar e a empresa que escolher. Obviamente quanto mais memória, processador, espaça em disco (mais recursos em geral) mais elevado será o valor mensal.
Aqui no Brasil o preço médio para um servidor dedicado está aproximadamente R$ 700,00/mês, nos EU podemos contratar servidores até superiores em termos técnicos por U$ 100,00, mais ou menos metade do preço brasileiro.

Não se preocupe, o blog precisa estar muito grande e com bom rendimento mensal para ser necessária e viável a utilização de um Servidor Dedicado.

Tudo bem então.
Hospedagem compartilhada tem problemas e servidor dedicado é muito caro.
Qual a alternativa?

VPS ou Cloud Server

Aqui no Gerenciando Web utilizo VPS da Digital Ocean.
O VPS está entre a Hospedagem Compartilhada e Servidor Dedicado.

Imagine um Servidor Dedicado gigante, que possa ser gerenciado de forma inteligente, podendo disponibilizar ip exclusivo, espaço em disco, memoria, CPU e tudo mais sobre demanda. Ou seja, cada usuário desse servidor recebe os exatos recursos que contrata e necessita, podendo escalar conforme necessário.

O preços também são muito variados, recomendo a utilização dos servidores da Digital Ocean que oferece planos inicias de U$ 5,00/mês sendo suficientes para boa quantidade de sites e suporte a números consideráveis de visitas.

Em outras palavras, o VPS oferece os mesmos benefícios que um servidor dedicado mas com preço muito inferior.

Infelizmente não é tão fácil assim.

A grande maioria dos VPS do mercado são entregues com sistema operacional Linux básico. Até esse momento o VPS ainda não serve para hospedar sites. É necessário configurar tudo manualmente.

Essa configuração pode ser feita de diversas formas diferentes.
Podemos instalar um painel de controle como Cpanel, Sentora, ISPConfig e diversos outros. Os painéis de controle em geral facilitam muito a utilização do servidor. Em todo caso não recomendo a utilização do painéis gráficos pois juntamente com os painéis instalamos diversos serviços desnecessários que aumentam muito o uso de CPU e limitam o desempenho dos sites.

Minha recomendação é a utilizar apenas recursos básicos no servidor para garantir o melhor desempenho possível.

EasyEngine

O EasyEngine é um script de configuração de servidores desenvolvido pela https://rtcamp.com/ muito poderoso e fácil de utilizar. Apesar de ser desenvolvido para sites WordPress o EasyEngine tem suporte para maioria dos CMS e scripts disponíveis no mercado.

Com a utilização do EasyEngine é possível configurar o VPS e instalar o WordPress utilizando 3 simples comandos.

Para facilitar ao máximo preparei um série de vídeos tutorias mostrando todo processo de contratação do VPS da Digital Ocean, instalação do EasyEngine e instalação do WordPress. Acompanhe abaixo.

#Aula 01 – Como Deixar sei Blog com Uma Enorme Vantagem

#Aula 02 – Como Ter Seu Super Servidor

Use esse link para ganhar U$ 10,00 em crédito na Digital Ocean

#Aula 03 – Seu Blog WordPress Imbatível

#Aula 04 – Otimizando o WordPress

Bom, acabamos. Espero que tenho gostado desse post e até os próximos.

Como configurar e por que usar um servidor com EasyEngine
3.8 (75%) 4 votes

5 Comments

  1. marques
    • Gabriel

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades? Mautic, Wordpress...

Novidades? Mautic, Wordpress...

Coloque seu email abaixo para ficar por dentro das novidades do Mercado Digital.

Servidores, Mautic, Wordpress e muito mais...

You have Successfully Subscribed!

Share This